sexta-feira, novembro 23, 2007

manhas

aconteceu com os outros dois, mas sinceramente pensava que com o pedro não viria a acontecer. o pedro sempre foi um "bom garfo", apreciador de comidas variadas. com excepção dos doces. nunca apreciou gomas, rebuçados, bolos e gelatinas. ok, mousse de chocolate e gelado têm a sua aprovação, mas isso é mais um indício do seu bom gosto gastronómico. sopa, legumes cozidos, esparregado e outras coisas a que normalmente as crianças torcem o nariz, marcha tudo. ou melhor, marchava. o sr. pedro, que já na incubadora da unidade de cuidados intensivos se agarrava ao biberão dando sinais claros de que queria viver, decidiu agora fazer fitas com a comida. o que dantes era um prato completamente vazio no fim da refeição, é agora um prato meio cheio, afastado para o lado com claros sinais de "não quero mais". isto já dura há alguns dias, mais ou menos semana e meia, seja qual for o menú. a confirmação das minhas suspeitas chegou quando, ao comentar o facto na escola, ouvi aquilo de que já estava à espera: "ah, mas ele aqui come sempre muito bem, muitas vezes até quer repetir". são apenas manhas, as mesmas a que assistimos com os outros dois. nunca demos grande importância a estas fases, pois sabemos que acabam por passar quando a táctica não produz efeito. quanto mais os pais se preocupam e quanto mais o assunto "comida" se torna uma maneira de atrair atenções, mais o comportamento dos meninos é reforçado. e que eles são manhosos, não tenhamos dúvidas. se aos outros dois passou depressa, ao pedro também irá passar. tudo nos conformes, portanto.

3 comentários:

Grilinha disse...

Ouvi uma vez o Brazelton (um famoso pediatra) numa entrevista, dizendo: "os pais só são realmente bons páis pelo 3º filho....a experiência e serenidade indicadas para educarem uma criança"
Se calhar tem toda a razão !
Bem, eu cá fui a terceira dos meus pais e por vezes teria gostado que me dessem mais importância às minhas manhinhas...mas se calhar se tivessem dado, hoje seria uma pessoa ainda com muitas, muitas, muitas...

O Pedrinho está a crescer. Tudo isso faz parte. E ainda por cima já sabem que é normal.
Aqui o Pedro desta casa tb é um bom garfo...prato vazio !

Grande beijinho

Anónimo disse...

Sei que são fases que acabam por passar, mas não deixam de ser dificeis para nós (pais), ultrapassa-las.
Gostei muito da fase "... sr. pedro, que já na incubadora da unidade de cuidados intensivos se agarrava ao biberão dando sinais claros de que queria viver..."
Lindo! Parabens!
Teem um filho magnifico, e uns pais extraordinarios!
Abraço.Pedro

Anónimo disse...

Olá!!!!

O pedro deve ser pouco mais velho que o meu Gonçalito.... Cá por casa tb é assim.... Ora come ora n come. Já no infantário pelos vistos é sempre o primeiro a acabar. Vamos nós perceber não é?

Beijinhos
Maguy+Gu+Raul