no escuro
há um aspecto que ainda não consegui esclarecer em relação à surdez. pode parecer um bocado tolo, mas quando o pedro era pequenino, a nossa primeira formadora de língua gestual disse-nos para nunca apagarmos completamente a luz do quarto dele enquanto ele dormia, porque os surdos, na escuridão total, ficam completamente sem referências e sentem-se um bocado perdidos. foi o que fizemos. no entanto, a partir dos 4, 5 anos, foi o próprio pedro que começou a pedir para apagarmos a luz do quarto dele, antes de dormir, e não parece sentir-se minimamente desconfortável na escuridão total. o que eu gostava que me esclarecessem, principalmente os surdos que passam por este blog, era se o nosso pedro foje à regra, ou foi a nossa primeira formadora que generalizou para todos os surdos o seu caso particular.
6 comentários:
Pai do Pedro.
Sei que esperas a opinião de alguém com experiência...mas só queria dizer-te que compreendo a lógica disso. Não tendo "sons" que nos descansem e nos permitam distrinçar os perigos...aguçaria a exigência de manter a visão sempre alerta. Nem sempre a lógica é o que prevalece.
Vejamos o que te dizem...tb estou curiosa.
bjs
pois essa é também a lógica que me foi explicada. para mim foi uma surpresa quando foi o próprio pedro a começar a pedir para apagar a luz...
Olá Pai do Pedro.
Obrigada pelas palavras deixadas no cantinho dos sons.
Bom, eu não daria ouvidos aos formadores, na verdade o medo vem de nós próprios e não pela ausência de ruídos. Cada um reage de forma distinta, por exemplo eu, sempre detestei dormir com a luz acesa.
Não conseguia adormecer, a luz incomodava-me bastante ainda hoje continua a ser assim. E normalmente acordo com a luz do sol que ecoa pequenos feixes luminosos através do estorre.
Gosto, dormir na escuridade porque é nele que abraço o silêncio absoluto, um simples desligamento tranquilo, embalado pelo sono.
Espero ter-te ajudado.
Um beijinho para toda a familia do Pedrocas.
Carinhosamente Memorex
Não temos a resposta em concreto para te dar , mas penso que não terá uma ligação directa, eu adoro dormir com tudo escurinho, no entanto a lobita gosta que esteja o candeeiro da mesinha de cabeceira sempre ligado.
Boa semana para vocês e tudo de bom
memorex, era o que eu pensava. no fundo a formadora apenas generalizou para todos os surdos os seus próprios medos.
obrigado.
Olá.. sei que este post foi colocado há algum tempo, mas este post chamou-me atenção!
A ausência da luz não me incomoda nada.. aliás, até prefiro dormir com as luzes apagadas.. por isso não dês muita importância ao que a formadora te disse!
Beijinhos!
confissoesdeumasurda.blogs.sapo.pt
Enviar um comentário