segunda-feira, novembro 10, 2008

HIPOTERAPIA

Acho que o espaço do Pedro e da família do Pedro está a precisar de uma lufada de ar fresco e depois de preparar a minha aula de amanhã sobre sucessões e torres de Hanoi, vou falar um pouco sobre a hipoterapia: Técnica de tratamento aplicada em reabilitação, que explora os inputs motores e sensoriais que o cavalo transmite ao indivíduo, estimulando padrões motores normalizados e promovendo uma melhor integração sensorial.

Há já alguns anos e com isto quero dizer que o tempo passa veloz, pois o Pedrinho já vai fazer 9 anos no próximo dia 9 de Dezembro, o Pedro iniciou a hipoterapia com a sua terapeuta ocupacional, que por sinal é a única terapeuta da APPC, núcleo de Faro que o acompanha duma forma regular, há pelo menos cinco ou seis anos.

Na passada sexta-feira dia 7 de Novembro fui com o Pedro aos cavalos e ele adorou, aliás ele adora ir aos cavalos. O lugar onde se realiza a Hipoterapia é na Quinta do Lago e a comunidade inglesa, residente, organiza-se de forma a prestar a ajuda necessária para que crianças e jovens com paralisia possam usufruir do espaço maravilhoso e do suporte daqueles animais dóceis e prestáveis que com paciência transportam nos seus dorsos as crianças e jovens que realizam a hipoterapia, claro está com a supervisão técnica da terapeuta ocupacional e dirigidos por uma amável e sorridente inglesa. Foi bom, muito bom ver o Pedrinho dar indicações ao cavalo para andar, ou para parar, entre outras actividades. O cavalo paciente andava, parava, movimentava-se aos ziguezagues. Enfim foi uma lufada de ar fresco.

7 comentários:

csantos disse...

Acho extraordinária a comunicação as crianças conseguem estabelecer com os animais. Um gato, um cão, um cavalo na minha opinião são óptimos para o desenvolvimento das todas crianças, com ou sem problemas de desenvolvimento.

Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

idade_da_pedra disse...

Ca fixe!
Olha lá, vocês nunca levaram o Pedrito a uma consulta de osteopatia? Eu, cá para mim, acho que eles são umas mãozinhas de ouro e que fazem milagres com os putos, a sério que acho... mas pronto, eu estou cada vez mais virada para coisas alternativas em tudo na vida.
Beijos

LOBITAS disse...

Realmente os animais têm essa capacidade de comunicar com as crianças, é muito bom e geralmente todas as crianças adoram cavalos, e então trabalhar com eles deve ser sensacional.
Tudo de bom e beijinhos para todos.
A alcateia


Novidades
Apresentamos lindos trabalhos feitos com muito amor e carinho.
Presentes perfeitos para fazer deste Natal uma época solidária.
www.lojadaslobitas.blogspot.com

CláudiaMG disse...

Ainda bem que conseguiram uma lufada de ar fresco. Por vezes é necessário relaxar para conseguirmos energias para o dia seguinte.
Ainda bem que a aula da Hipoterapia serviu para isso, para estarem juntos e a aproveitarem o momento.

Quanto aos animais, nada melhor para as crianças....como disse a Cristina, seja um cão, um gato ou outro animal.

Beijinhos

mãedopedro disse...

Olá Claudia, não consigo acder ao teu blog:baunilha e chocolate. Não queres adicionar-me à tua lista de convidados? Beijo Emília, mãe do Pedro.

CláudiaMG disse...

Olá mãedopedro

Claro que sim, tenho todo o gosto em que partilhem o nosso cantinho. Infelizmente tive de fechar o blogue e o que aconteceu é que as pessoas que não tinham e-mail não consegui fazer o convite.
Assim preciso só que me envie o seu e-mail para eu fazer o convite.

Beijinhos


P.S.: O meu endereço é claudiarocha_30@hotmail.com

Grilinha disse...

Parabéns atrasados ao Pedro e ao Irmão. Um beijo