quinta-feira, setembro 10, 2009

Fim de Férias e início do ano lectivo 2009/2010

O tempo é veloz e sem dar-me conta adio a escrita neste blog. Agosto foi um mês generoso, houve algum dinheiro para podermos sair do país e da rotina do dia a dia e a família do pedro passou uma semana inesquecível em Berlim. Embora o pedro tivesse de andar na sua cadeira de rodas, pois o rapaz magoara o seu pé direito num parque aquático, aqui no Algarve, percorremos durante uma semana os recantos da cidade de Berlim. É de referir que os transportes públicos de Berlim funcionam muito bem para o cidadão comum e para as pessoas deficientes. A cidade é toda plana, os autocarros são frequentes e acessíveis para os cidadãos que se deslocam em cadeiras de rodas e o metro tem elevadores. Como portuguesa que sou fico sempre boquiaberta quando vou com o meu filho pedro a países do centro-europa, pois sinto na pele a diferença entre países do 1º mundo e o nosso país. É claro que nesta fase do campeonato e no que respeita ao desenvolvimento cognitivo do pedro, fico sempre com imensa pena de não viver num país verdadeiramente desenvolvido, de forma a poder proporcionar ao pedrito uma educação de excelência. Continuo a achar que estamos a anos luz, no que respeita à educação escolar que as crianças multideficientes usufruem na nossa escola pública e/ou privada portuguesa. Enfim, vai começar um novo ano lectivo, a Professora que acompanhava o pedro foi colocada numa outra escola e ficamos pais e encarregados de educação sem saber quem vai ocupar o seu cargo diferenciado e que dentro das dificuldades que todos conhecemos, realizou um bom trabalho com os alunos surdos e em particular com o pedro. De todas as formas amanhã é um novo dia e o lema é viver um dia de cada vez ;-)

4 comentários:

cristina disse...

yo, solamente espero que la ciencia avance, espero con paciencia, espero el progreso en la investigación de celulas madre y que éstas puedan ser utilizadas con fines terapeuticos, pero mientras tanto, también echo de menos que nuestros gobiernos no se ocupen de lo verdaderamente importante ...

LOBITAS disse...

OLá Pedro e familia
Espero que esteja tudo bem com vocês.
Nós acabamos de receber agora a cadeira de rodas e o que nos espera não é uma tarefa nada fácil, pois a nossa cidade tal como quase todas as outras simplesmente são caóticas para cadeira de rodas.
Tudo de bom e um bom inicio de ano lectivo.
As Lobitas

Anónimo disse...

Pois é para o bem e para o mal vivemos neste cantinho da Europa, e se tem algumas vantagens uma desvantagem que tem é termos que lutar constantemente pelos nossos direitos (é muito cansativo) e quem não não pode lutar, e não tem quem lute por ele, tem uma vida ainda mais difícil.

Gostei de ler novidades sobre o Pedro, espero que recupere o pé rápido.

Beijinhos
Cristina
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos

Grilinha disse...

Estamos anos-luz. Sem dúvida.

E é muito triste ver que as nossas prioridades são sempre do lobby da construção civil. Trabalho nele. Sei que é um lobbby poderoso.

Pena.

Mas fico feliz de saber de vós e de saber que poderam passar umas férias boas e divertidas. Beijos