domingo, dezembro 16, 2007

árvore de natal

no meio dos atritos entre as cinco personalidades fortes que habitam nesta casa, lá conseguimos fazer a árvore de natal. na verdade foram seis, porque tivemos a ajuda da namorada do irmão do pedro. eu sei que nesta altura já a maioria das casas que festejam o natal estão enfeitadas há já umas semanas, mas nós nunca damos um ar natalício à nossa casa antes do aniversário dos miúdos. é um pequeno truque para separar as coisas, para que o aniversário deles não "apareça" colado ao natal. sei também que atritos nada têm a ver com o espírito de natal, mas por vezes torna-se difícil gerir as tais personalidades fortes, principalmente quando elas habitam uma rapariga de 13 anos , um rapaz de 19 e um menino especial de 8. dizia a minha filha no outro dia, que nesta casa ninguém gosta de obedecer a ordens. na verdade, sempre tentámos que eles fizessem as coisas por eles próprios, seguindo conselhos e não ordens, explicando-lhes a lógica das coisas, da dinâmica familiar e da sua (deles) necessidade de desenvolverem autonomia e espírito de cooperação. estratégia muitas vezes mal sucedida, mas quando as coisas descambam não há outro remédio senão recorrer à velha autoridade autocrática paterna. com o pedro, a tarefa torna-se mais difícil, porque o elemento "tom de voz" não tem qualquer efeito sobre ele, mas isso seria matéria para outro post. voltando à árvore, lá está a ela a brilhar na noite. este ano tem umas fitas colocadas pelo pedro, com um ligeiro ajuste da minha parte. são as primeiras por sua própria iniciativa. apanhadas da caixa em que estavam guardadas e levadas até à árvore sem qualquer ajuda e sem qualquer ordem ou sugestão. simplesmente ele quis fazer parte do processo e já tem autonomia física e enquanto pessoa para o fazer. este vai ser um natal diferente para o pedro.

6 comentários:

Grilinha disse...

Pai e mãe do Pedro: Estou a imaginar a cena e que regalo!
Acredito que sejam muito ricos enquanto familia.
E que bom o Pedro ter mais autonomia este Natal...

Imaginas quanto anseio sentir o mesmo, sem saber se o sentirei algum dia? Por isso, sei o quanto felizes devem estar só com esse "pequeno" facto !!!

Cá em casa é justamente o mesmo. Tb só a faço depois do dia 1 e devido a azáfama dos últimos tempos, foi mesmo este fim de semana que a fizemos...Esta manhã as luzes ainda piscavam e o Pedro disse "àa--vooo---eee! " E eu sorri !!!

Beijos grandes para vocês e espero que este seja um Natal muito, mas muito feliz...

Anónimo disse...

Acho que o mais importante é realmente que eles sintam que fazem parte do processo, sem duvida.

Este ano pensei ainda em Novembro, vou fazer uma grande àrvore muito bonita com efeites escolhidos por mim e coloca-la num local inacessivel, ou vou colocar uma árvore pequenina com uns efeites que tenho para lá e que se se estragarem não tem mal nenhum num local onde todos (menina de 4 anos, menino de 1 e gato) possam chegar?

Escolhi pela segunda opção, em breve olocarei no meu blog uma fotografia da minha àrvore, esteticamente está ... "diferente" mas acho que tem o mais importante, foi decorada pela menina de 4 anos que até fez em cartão os seus próprios enfeites e já foi vandalizada várias vezes pelos outros dois seres (menino de 1 ano e gato), Para mim é uma árvore muito bonita e carregadinha de espírito de Natal.

Cristina
http://blogs.portaljunior.com/viverdevagar

Anónimo disse...

Gostei muito da ideia da separação do aniversário do natal. Excelente ideia! Parabens!
Vai ser um natal diferente para o Pedro, e que vos desejo que seja muito feliz!
Pedro

Anónimo disse...

Feliz natal para vocês. Beijos grandes Maguy+Gu+Raul

@Memorex disse...

"A melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida."

Feliz Natal e bom ano 2008!!!!! Vai ser um ano e tanto!

Memorex

Maria Romeiras disse...

Bom enquadramento dos festejos familiares. E este ano já com a participação de todos! O tom de voz, esse, equivale a leituras de olhar. Boas Festas para todos.