domingo, outubro 29, 2006

o nosso pedrocas

afinal quem é o pedro? descrevê-lo apenas como sendo surdo e com paralisia cerebral é muito vago. além disso é muito difícil descrever qualquer pessoa, e o que vou escrever a seguir, claro que o pedro é muito mais do que isso, mas vá lá, vou tentar...
a surdez é profunda, apenas responde a estímulos sonoros muito graves e é difícil perceber se reage ao som ou à vibração que esses sons produzem, mas tem consciência da sua voz, usa-a para nos chamar. gosta também de sentir a vibração das nossas cordas vocais. comunica por gestos e por expressões. conhece bem os gestos associados às situações do dia-a-dia e os que designam os familiares e os amigos, além do seu nome gestual.
quanto à paralisia cerebral, o seu espectro é muito vasto, vai desde a lesão num dedo ou numa mão até à tetraplegia (impossibilidade de movimentar qualquer parte do corpo). no caso do pedro, tem uma tetreparesia (dificuldade nos movimentos dos quatro membros) muito assimétrica, que na prática se comporta como uma hemiparésia direita. quer isto dizer que o seu lado esquerdo é bastante funcional, e tem mais dificuldades no direito. durante muito tempo não utilzava o lado direito, esquecia-se dele, mas à custa de muita estimulação, lá conseguimos que ele o incorporasse no seu esquema mental e o utilizasse, quando precisa. em termos de motricidade fina, utiliza sempre o lado esquerdo. come sozinho (é um "bom garfo"), sabe sentar-se bem, gosta de andar de triciclo (adaptado, claro) e com o andarilho corre a casa toda. sem apoio faz pequenas caminhadas. o maior problema em termos motores é a perna direita. os músculos da parte de trás são espásticos e temos que forçar a extensão completa. para andar tem umas botas adaptadas que lhe dão alguma estabilidade. também tem feito francos progressos em termos de equilíbrio, com a ajuda da hipoterapia. por vezes está mais hipotónico no tronco, mas isso depende dos dias.
emocionalmente, é um menino estável, confiante, carinhoso, bem disposto e traquinas. é teimoso, por vezes faz birras, mas "leva-se bem". adora o nosso cão e o nosso cão adora-o também. e que bem que os animais fazem a estas crianças. como qualquer menino desta idade, as suas brincadeiras preferidas são os carrinhos e jogar à bola. é uma alegria vê-lo apoiado nas costas do sofá da sala a dar chutos na bola.
por vezes é preguiçoso, tudo o que fizerem por ele, ele não faz, mas nós não vamos em "cantigas"...
apesar da surdez, é bastante comunicativo e sociável. mete-se com desconhecidos nos sítios públicos. adora toda a sua família e os amigos. com a sua maneira de ser, tem conquistado o seu espaço em todos os contextos em que tem estado inserido e cativa realmente as pessoas.
é este o nosso menino, o nosso pedrocas...

3 comentários:

Grilinha disse...

Tem graça...essa descricção é deliciosa e sinto muitas coisas em comum com o Pedrocas deste lado...o lado sociável, comunicativo e cativante...eu e o pai já andamos a pensar a quem sairá ele, já que ambos somos mais para o tímido....Estou a gostar muito de conhecer este Pedrocas. Beijos para a familia.

Maria Romeiras disse...

Gostei do Pedro. Espero conhecer a família toda este fim-de-semana. Não se esqueçam da Fil. Um abraço amigo.

*Quicas* disse...

Olá Pedrocas...gostámos de te conhecer. Se nos quiseres conhecer, vai ao nosso cantinho:
www.a-minha-flor.blogspot.com

já tens lá lugar nos links dos babyblogs, para que possamos te vir visitar

beijocas