terça-feira, março 27, 2007

beijinhos, abraços e outras meiguices

o nosso pedro é um puto meiguinho. gosta de ternuras, abraços, beijinhos. dá os abraços melhores do mundo (pelo menos para mim têm um sabor muito especial), abraços apertados, à homem, por vezes com pancadinhas nas costas. faz-nos festas na cabeça, mas tem muita dificuldade em dar beijinhos, daqueles sonoros. normalmente só encosta a boca e não faz o movimento do beijo. algumas vezes, depois de exemplificarmos como se faz, ele lá consegue dar um "muá", ou um "pá", mas ainda não é uma verdadeira aquisição. nunca percebi a causa. os surdos beijam normalmente, tanto quanto me é dado a entender. resta então a questão da paralisia cerebral, mas os movimentos de boca dele não parecem ter sido muito afectados, porque a mastigação é bastante normal, e quando ele se aplica, os "muás" até saem bastante bem, embora não faça aquele "biquinho" com os lábios imprescindível a um beijo digno desse nome. fica desde já prometido que quando o rapaz der beijos a sério, daqueles sonoros e a preceito, escrevo um post com o marcador "vitórias".

p.s.- quando eu me dedico a estes posts aparentemente triviais, quer dizer que o resto está bastante calmo. :o)

5 comentários:

Grilinha disse...

Ainda bem que escreves então tantos posts triviais...sºao tão giros...

Nem sempre há novidades boas, e graças a Deus tb nem sempre há novidades más...por isso, venham mais destes. Beijos

Anónimo disse...

olá !!!1

Realmente o meu filho tb nao dá beijinhos ditos "normais" tb tem PC, mas tb nao está afectado na face e a mastigação é normalissima, será disso??!! Tambem me tenho interrogado muito sobre essa possibilidade..

Mas os "muás" são divinais
Beijinhos e muitos "muás"

Carla

Anónimo disse...

carla, que "bom" saber disso. é que este é um assunto que uma pessoa se sente um bocado pateta a perguntar aos terapeutas. provavelmente é mais um aspecto em que eles têm que ser estimulados e "treinados".
"muás" para vcs tb

Maria Romeiras disse...

paidopedro, quando fiz o curso de LGP, o meu monitor era surdo obviamente e tivémos algumas conversas sobre essa questão; lembro-me que nos passou a ideia de que um beijo é uma coisa sonora para quem ouve; ele fazia bd, tinha um jeitaço para desenhar e perguntava-nos algo que lhe era estranho: como passar o som de um beijo, porque encostar os lábios para ele era dar um beijo; o nosso tradicional "chuac" não era nada, era ilógico, de facto os lábios fazem "muá" como dizes. Não lhe batia certo... Foi uma questão muito interessante, às vezes só passa a mensagem conversando mesmo e percebendo os dois lados. O encostar meiguinho dos lábios do teu filhote é portanto um beijo e o muá será a transcrição ou legenda. Fizeste-me recordar conversas de turma muitos bonitas entre pessoas com vontade e gosto por comunicar. Obrigado. Muás para aí para casa e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

maria, muito obrigado pela tua contribuição para esta questão. nunca tive oportunidade de a aprofundar. claro que encaro os muás do pedro como verdadeiros beijinhos, mas a nível social, é um ponto a desfavor dele. reparo muitas vezes que pessoas que beijam o pedro ficam à espera da retribuição e ficam um bocado frustradas quando não recebem o seu beijo de volta. não entendem, se calhar não podem entender, que o encostar dos lábios, para o pedro, já é um beijo. fico com a sensação de que tanto a p.c. como a surdez estão a interferir no processo.