segunda-feira, abril 02, 2007

no longer a seater

este é um post que me dá particular gozo escrever. já é oficial, o pedro foi hoje declarado como um "walker". fomos à consulta de fisiatria e o médico ficou com um grande sorriso a olhar para o pedro a andar. e o pedro ficou com um grande sorriso a demonstrar as suas habilidades. nós sorriamos também, por vezes mais para dentro do que para fora. ficámos a saber que, em termos genéricos, os indivíduos com paralisia cerebral são classificados como "seaters" ou como "walkers", utilizando a terminologia inglesa, conforme consigam desenvolver ou não a capacidade de marcha autónoma. o nosso puto passou "oficialmente" à categoria de "walker" e isso faz toda a diferença. bom de ouvir foi o fisiatra a dizer que não era boa ideia a cirurgia nesta fase, que o pedro consegue "ir lá" por ele próprio. e confessar-nos que há 6 meses atrás não pensava que o rapaz estivesse assim agora. portanto, nos próximos tempos o pedro fará toxina botulínica regularmente, terá o reforço de um aparelho longo com trancador de joelho, para lhe aumentar o grau de extensão, e que alternará com este que ele tem agora (e poderá servir também como tala nocturna), muito "standing" e muito andar também. são estes os planos para o resto deste e para o próximo ano lectivo. esta é uma vitória do pedro e de todos os que por ele torcem e contribuem para o seu desenvolvimento. e é também uma vitória do fisioterapeuta que recentemente deixou a equipa do pedro e que de certeza também vai sorrir quando ler este post. façamos um brinde, à do pedro e à nossa. "tchim"

9 comentários:

Grilinha disse...

Meus queridos

Hoje o post inspirador é o vosso !

Comemorarei secretamente esta vitória do "meu outro Pedro"...Parabéns Walker !!!

Só gostaria de um dia escrever um post assim tb...mas tenho muita esperança de o vir a fazer !!! E que vocês o leiam...Um beijo grande e amigo...Pulinhos de felicidade !!!! Yuuuupiiii!!!!

Anónimo disse...

Pois aqui desde lado, tb gostaria de participar neste brinde! Um "tchim, tchim" enorme,a todos vcs, com direito a partir o copo e tudo!!! (cuidado com os vidros!!!)
Yp...Yp...Urrrrraaaaaa...

Ana (www.nascerprematuro.org)

Grilinha disse...

Papá e mamã do Pedro. Adoraria que respondessem ao post de hoje, se tiverem tempo. Um beijinho.

paidopedro disse...

já está, minha amiga. mesmo antes do ver o teu pedido... :)

paidopedro disse...

grilinha, também me dará um especial prazer ler esse post...

ana, partamos os copos então!

Anónimo disse...

tchim tchim para vocês, e um especial para o pedro que é um lutador. eu imagino a vossa felicidade e partilho com todo o entusiasmo essa conquista!

o martim também está a trabalhar para lá chegar.... e o pedro é um exemplo vivo de como com trabalho se chega lá!

beijinhos e continuação de óptimas conquistas.

aninhas e martim

Maria Romeiras disse...

Uma Boa Páscoa para o novo Walker e para a sua Família. Tudo bons motivos para festejar. Parabéns.

Anónimo disse...

tchimmmmmmmmm

Berço de Amor disse...

Que bom!!!! Lembro-me bem de quando o André nasceu e eu desconhecia a doença e não sabia se ele um dia iria andar. Imagino a vossa felicidade... Estou a imaginar a felicidade dele... o que ele deve sentir dentro dele.... a força que renasceu e que o faz querer alcançar mais e mais... Em beijo forte