sexta-feira, abril 06, 2007

socorro, ele anda

têm sido uns dias calmos. toda a família de férias ao longo desta semana, resolver uns quantos assuntos que normalmente não há tempo no buliço do dia-a-dia, e alguns passeios aqui mesmo pelo algarve, que está verde, florido e solarengo. entretanto a nova autonomia do pedro tem-nos posto alguns problemas novos. o facto de ele se poder levantar e ir para onde a vontade lhe ditar, veio revelar novos "perigos" na nossa casa. os três degraus que dão acesso da cozinha ao quintal, que ele ainda não aprendeu a descer em segurança e autonomamente, a porta da rua, que felizmente ele ainda tem dificuldade em abrir, e a escada que leva aos quartos no piso de cima. esta escada está protegida por dois portões que mandámos instalar logo que viemos para esta casa, mas agora são precisos cuidados redobrados para mantê-los fechados, o que nem sempre é fácil, com dois adolescentes em casa. o novo desafio para o pedro começa agora a ser a escada, precisamente. quer descê-la sem ajuda. larga a nossa mão e agarra-se com as duas ao corrimão e lá vai tentando. mais uma vez o dilema entre estimular e proteger. é lógico que ele tem que conseguir dominar a escada e os degraus sem ajuda, mas ao mesmo tempo tremo só de imaginar uma queda por aí abaixo.
temos agora que lidar com um pedro que se levanta da mesa e quer ir à sua vida mal acaba de comer. discipliná-lo para que aguarde que o resto da família acabe também a refeição. que quer ir brincar com os cães para o quintal, etc, etc. claro que quando ele vira costas não adianta chamá-lo, por causa da surdez. alguém tem que se levantar ou interromper o que está a fazer e ir atrás do rapaz.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de vos desejar um óptima Páscoa, recheada de "momentos Walkers", mas com os pais sempre alerta e a darem espaço ao Pedro para as suas novas experiências!!!!:-)
O Pedro terá de se adaptar à sua nova realidade, assim como os seus pais ;-)
A sorte protege os audazes!!
um abraço cheio de amendoas de chocolate,
Ana(www.nascerprematuro.org)

Anónimo disse...

Olá Pais do Pedro, vim aqui através do blog "A luta constante pela integirdade" e deparo-me com a deficiência do vosso filho e pela vossa coragem. Eu também sou surda média, com a ajuda de próteses ouço normalmente como os ouvintes com algumas dificuldades, é claro..

Não tive tempo de ler este blog todo, assim que tiver, leio. Mesmo assim, vou adicionar-vos pois gostaria de passar por aqui mais vezes.

Desejo-vos uma Páscoa Feliz com Cristo e recheada de doces. :)

confissoesdeumasurda.blogs.sapo.pt

Maria Romeiras disse...

Boa Páscoa e bons passeios, Pedro e família. Desenhos animados no citizen em forma de ovinho para os amigos pequeninos da blogosfera!

Grilinha disse...

Desafios novos para os pais também...são benvindos, eu sei !!! Resolvem isso com uma perninha às costas ! Beijos e boa Páscoa....para todos um especial para o Walker !!!