segunda-feira, janeiro 22, 2007

mais toxina

o fisioterapeuta lá convenceu o fisiatra de que a operação ao joelho não deverá ser para já. e acordaram que agora que o pedro tem tala nocturna, cadeira triângular aem pernas, standing-frames em casa e na escola, era a altura de lhe aplicar mais uma dose de toxina botulínica. Não as contei todas, mas o pedro já deve ter feito à volta de 8 administrações desta toxina, duas delas com anestesia geral e estimulação eléctrica dos tendões, para melhor localizar os músculos espásticos. numa das vezes também fez no braço direito, para melhorar o movimento de supinação. já expliquei aqui noutro post que a toxina botulínica em doses baixas actua bloqueando parcialmente a ligação entre o nervo e o músculo. é produzida por uma bactéria e a ciência aproveitou uma molécula potencialmente mortal para fins terapêuticos. é engenhoso, vivam os cientistas! os efeitos da toxina fazem-se sentir com mais intensidade nas primeiras aplicações, depois em muitos casos há uma espécie de habituação. também pode induzir a formação de anticorpos, e aí deixa de ter efeito porque é neutralizada pelas defesas do organismo, mas raramente. o pedro teve sorte em nascer na era da toxina botulíinica, porque antes o tratamento da espasticidade com fármacos era muito mais complicado e com muitos efeitos colaterais.
por isso, sexta feira lá vamos nós mais uma vez à toxina. ainda bem que desta vez é sem anestesia geral, que é uma coisa que me deixa sempre apreensivo.

5 comentários:

Grilinha disse...

Lá issoé verdade. A era da toxian, vulgo BOTOX é fantástica. Dá mais uma hipótese de eles crescerem melhor...o me JP nunca aplicou...mas não deverá faltar muito, pois tem agora espasticidade maior as pernas...Beijinhos

paidopedro disse...

no entanto, já notei que as expectativas iniciais não se confirmaram. quando apareceu, havia a noção de que no futuro as cirurgias seriam desnecessárias, actualmente, sabe~se que a toxina não resolve todas as situações.

Maria Romeiras disse...

Boa informação, paidopedro. Já me cruzei com situações semelhantes e não havia ainda esse recurso. Divulgo, com um obrigado.

cloinca disse...

Vai correr tudo lindamente com o pedro na 6ª feira!!
:)
Não tendo anestesia geral melhor ainda!

Tenho que vos pedir desculpa... tenho andado tão ausente deste vosso cantinho... deste e de todos... de qualquer modo há alguns que me custa não ler e não comentar, o vosso é um deles.
Fico fascinada (e estou a ser sincera!) com o modo como vocês lidam com toda a situação, com a abordagem que fazem... são sem dúvida uma mais valia para todos os pais e técnicos que diariamente lidam com crianças especiais!
beijinhos grandes para todos, e se precisarem de algo sabem onde me encontrar!
Cláudia

LOBITAS disse...

Realmente os fisiatras são todos a mesma coisa, o processo deveria ser ao contrário mas enfim ... são todos iguais, e nós na sexta(2) lá vamos aquela "besta" pedir para passar mais fisioterapia.
Ainda bem que realmente estamos na época da toxina botulinica, e espero que corra tudo bem com o Pedrinho.
Tudo de bom, é o desejo de toda a alcateia